27 de out. de 2008

Eleição. Festa da Democracia? Que Democracia?

Há!
Navegando, encontrei isso: http://www.infomaniaco.com.br/noticias/tse-cogita-voto-pela-internet-no-brasil/
Pô, conversei à respeito disso com minha esposa, ao descobrir o Kassab reeleito.
Fiquei feliz do cara ser reeleito. Votei nele. A Cidade sem propagandas ficou outra. Mas tem muito à fazer, principalmente com o povo que vive na rua, uma legião de seres humanos que vivem numa situação degradante. Mas vamos tratar do que assunto do título.

Depois de ler O Espírito das Leis, de Montesquieu, sete anos atrás, entendi como funciona nosso sistema político. Pelo menos entendi a lógica do sistema. Como uma verdadeira Democracia funciona. Atualmente, o que vejo é o Brasil como um AKIRA. Uma Democracia torta. Onde já se viu ser OBRIGADO à votar... OBRIGADO à servir exrército... Pagar impostos altíssimos para sustentar uma corja de pessoas que refletem o povo! Diz Montesquieu que os políticos são o espelho do povo. Numa Democracia a voz da maioria é Lei. Isso não acontece aqui. O cidadão tem acima de tudo o dever de escolher ou não participar da sociedade em que vive. Isso não acontece aqui. Somos uma nação baseada em desconfiança e sordidez. 500 anos de história suja, favorecimentos pessoais e paternalismos. Neste país, temos a sensação de sermos enganados diariamente. Isso é o povo Brasileiro? Que mostra pessoas honestas no jornal, no programa dominical, como heróis? Heróis? Que conclusão você tira disso? Ser honesto é obrigação, não qualidade. Quando todos acham admirável um gesto honesto, é porque são desonestos. O povo brasileiro tem falha de caráter. Ser Honesto significa ser otário. Ou estou mentindo?

Venho na rua, paro no bar para comprar cigarros. Em cima do Balcão, uma carteira. Peguei a carteira, mostrei para o caixa (provavelmente o dono do bar, um português) e soltei, Ó, perdida, daqui a pouco vão vir buscar. Sinceramente, o que veio seguir me chocou. As pessoas dentro do estabelecimento ficaram me olhando como se eu fosse alien. Eu senti a alteração na percepção de tempo. A admiração que um gesto tão ridículo causou, me deixaram triste. Ora, é simples. O que eu quero com o que não é meu? 50 reais vão mudar minha vida? Não deste jeito.

Nas eleições passadas para prefeito, anulei meu voto. Não haviam candidatos sérios. Neste, dei meu voto. E vou cobrar. Acompanhar com lupa. Meter a boca, incomodar a prefeitura. Inclusive, peço que torçam, estou pleiteando uma vaga na feira de artesanto de Moema, para expor a pirografia. Tenho algum resultado em novembro.

Voltando à conversa com minha esposa, lancei o seguinte: Se fosse uma democracia real, votávamos ali ó, no computador. Em casa. Em qualquer lugar do mundo um brasileiro deveria poder votar através da internet. Fraude? Para isso existe o controle humano.

Concordam? Discordam? Aguardo opiniões.

2 comentários:

  1. Concordo. Fraude é muito fácil, inclusive e principalmente nas urnas eletrônicas. Um hacker belga divulgou no YouTube um modo simples de "crackear" uma urna eletrônica. Precisou de poucos segundos.

    Eu não confio na idoneidade das nossas urnas.

    Porquê a Europa, EUA e Japão não a utilizam? Nós somos muito mais avançados que eles, deve ser por isso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá! Publicarei nesta Quinta-Feira. um post que considero polêmico: PAI RICO, PAI POBRE - QUEBRAM AS BOLSAS MUNDIAIS. Gostaria de contar com o prestígio do seu comentário sobre este post em nosso Blog.

    ResponderExcluir