9 de nov. de 2008

A técnica do Escavado à Fogo















A técnica do escavado à fogo foi criada pelo artesão para proporcionar o perfeito acabamento no desenho pirografado. Apesar das bordas ficarem bem queimadas e resinadas, ao lixar a peça essas marcas desaparecem e o desenho fica nítido. E também é fundo.

Trabalho parecido só vi com entalhe, mas aí tem a tinta para ficar preto. No meu caso, só uso o fogo. (Ronald)

O contraste obtido é fantástico. Quem quer que veja o trabalho, sempre exclama que nunca viu nada parecido. Isso dá ainda mais força para acreditar que essa arte é importante, que merce destaque no cenário nacional, tão carente de cultura... Praticar pirografia higieniza a mente, serve como válvula de escape. A técnica desenvolvida não requer talento, apenas trabalho árduo. A facilidade de manejo do pirógrafo é tamanha que qualquer um que tenha coordenação motora fina pode executar. Criar com fogo é imortalizar uma idéia.
Sei que o pirógrafo existe a muito tempo. Eu mesmo tive contato com ele na infância. Mas somente depois de adulto consegui manejá-lo à contento, isto é, extrair o máximo da ferramenta que tinha em mãos. 
Trabalhar com esta ferramenta é encantador. Convido você à tentar. Não tem o pirógrafo? Eu empresto o meu. Te ensino a produzir obras únicas. Aposto que você vai querer ter um pirógrafo e irá se dedicar a esta arte. Apesar de trabalhosa, ela traz recompensas valiosas... Faça contato, eu vou até você. Aceitando meus termos, onde quer que seja. Não tenho restrições para me deslocar. E tenho muita disposição para ensinar. Também estou buscando trabalho, encomendas de quadros ou placas, veja o meu catálogo de desenhos!

2 comentários:

  1. Amigo,
    Também aprecio muito o trabalho do pirógrafo,até tenho um que sempre estou usando para descarregar um pouco a mente.
    um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog e o site tbm. Brigado pela passada no meu blog :)

    ResponderExcluir