28 de nov. de 2008

Você conhece o Tao?

Durante minhas aventuras literárias, embarquei na literatura oriental, lendo obras como o Mahabaratha, O livro dos cinco anéis, I Ching, entre outros... Mas o Tao impressiona. Impressiona pela precisão, simplicidade e força nas observações. Faço questão de compartilhar com meus amigos leitores, que prestigiam meu trabalho, este conhecimento tão antigo. E também convido à todos os que degustarem desta obra à discutí-la comigo, afinal, cada um vê de uma forma. Apresento, para quem ainda não conhece, o Tao: O Livro do Caminho e da Virtude (download aqui)

Minha passagem preferida é: 

na busca do conhecimento, todos os dias algo é adquirido,
na busca do tao, todos os dias algo é deixado para trás.

e cada vez menos é feito
até se atingir a perfeita não-acção.
quando nada é feito, nada fica por fazer.

domina-se o mundo deixando as coisas seguirem o seu curso.
e não interferindo.

tao te ching 道德經 (cap.48)

Espero que apreciem!

2 comentários:

  1. A cultura oriental é rica em sabedoria. Não conheço o Tao, mas já ouvi falar, assim como o I ching.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Conheço algumas coisas da cultura e da literatura oriental, sobre o Tao li alguns livros.

    Um abraço e parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir